Se vomitou depois de tomar um medicamento, a decisão de repetir ou não a dose depende do tempo decorrido e do tipo de medicação.
Quando repetir a dose?
Se vomitou nos primeiros 15 a 30 minutos após a toma, é possível que o medicamento não tenha sido absorvido, sendo por isso necessário repetir a dose.
No entanto, se já tiverem passado mais de 30 minutos, não deverá repetir a dose, uma vez que a maior parte do medicamento pode já ter sido absorvida.
Medicamentos que exigem atenção especial
Existem alguns casos que exigem atenção especial, como medicamentos críticos, nomeadamente antibióticos, antiepilépticos, anticoagulantes, tratamentos para doenças crónicas, pílula contracetiva e medicamentos de libertação modificada ou prolongada. Nestes casos, é fundamental seguir as instruções do médico ou farmacêutico.
Como prevenir e gerir os vómitos
Se estiver a vomitar com frequência, pode ser necessário tomar um antiemético antes da medicação ou considerar vias alternativas de administração, como a retal.
Manter uma hidratação adequada é igualmente importante para ajudar o organismo a recuperar.
Para prevenir o vómito após tomar medicamentos, verifique se pode tomá-los com alimentos, utilize uma quantidade adequada de água e evite deitar-se logo após a administração.
Quando procurar ajuda médica
Deve procurar ajuda médica se os vómitos forem persistentes, se estiver a tomar um medicamento essencial ou se tiver dúvidas sobre a necessidade de repetir a dose.
Esta é uma orientação geral, por isso, em caso de dúvida ou se os vómitos continuarem, contacte sempre um profissional de saúde.